Cuidados

Vacinação e vermifugação
Utilize sempre vacinas de clínica veterinária e lembre-se de vacinar seu cão anualmente contra cinomose, corona virose, hepatite, leptospirose, parvovirose, giárdia e raiva.
O vermífugo deve ser dado de quatro a seis meses. Peça orientação para um médico veterinário, não dê por contra própria.
Sempre tenha um veterinário à disposição, e em caso de dúvida ou emergência, não exite entre em contato com ele.
Cuidado com seu filhote.  Ele nunca deverá sair para a rua antes de tomar a terceira dose de vacina. Não o deixe ter contato com outros cães, até estar completamente imune. 

Banhos
Para dar banho em seu cão sempre utilize shampoos e condicionadores específicos para cães.
É muito importante colocar algodão dentro dos ouvidos para que não entre água. Seque seu cão com uma toalha, use secador e procure não dar banhos muito freqüentes.
No caso de filhotes evite dar banhos e use gel higienizador de odores para realizar a limpeza.

Pelagem
O Cocker necessita de escovações de duas a três vezes por semana e trimming (tosa) a cada dois meses aproximadamente, dependendo de cada animal. 

Educando seu filhote
Os filhotes muitas vezes, podem querer morder pés de mesa, chinelo, etc. Essa  é uma fase normal que pode ocorrer até os sete meses de idade. Uma maneira de evitar é ocupá-lo com ossinhos, bolinhas e ursinhos de pelúcia, etc.
Repreenda-o sempre que ele fizer algo errado, mas não bata. Falando de forma ríspida e dura, é o suficiente. É comum o filhote chorar nos primeiros dias em que chegar em seu novo lar. 
Para ensinar o local das necessidades fisiológicas, coloque jornal no local desejado e mostre ao cão. Quando ele fizer no local certo, faça uma verdadeira festa para que ele saiba que isso lhe agradou e o oposto quando ele fizer em local não apropriado. Caso você queira ensiná-lo a fazer na rua, aja da mesma maneira, mas não esqueça de levar consigo um saquinho plástico para recolher as fezes.

Alimentação
Utilize somente ração de boa qualidade.
Ela possui todos os nutrientes necessários para que seu cão tenha uma vida saudável.
Nunca dê comida feita para pessoas, de espécie alguma, para seu cão.
Quando filhote ele se alimentará de 3 a 4 vezes ao dia e na vida adulta 1 vez ao dia é suficiente.
Deixe sempre um recipiente com água limpa e fresca para seu cão beber.

Pedigree
O pedigree é um documento muito importante, porque ele é o único que pode atestar a pureza racial de um cão.
É direito do proprietário obter o pedigree de seu filhote, quando adquirido de um criador, pois este deverá ter seu canil registrado e também filiado ao Kennel Clube.