Cocker

O Cocker Spaniel Inglês (em inglês: English Cocker Spaniel)

Origem Wikipédia, a enciclopédia livre: É um cão de uma raça de porte médio. Apesar do nome, seu surgimento deu-se na Espanha, local onde levantava aves do mato ou pântano para que fossem abatidas e depois recolhidas. Chegados à Inglaterra e ao País de Gales, foram usados até 1800 para caçar galinholas. Ali, passaram a serem chamados de cocker spaniel - a origem do inglês moderno. Apesar de haverem achados de pinturas representando animais de Filipe II da Macedónia parecidos com estes cães, acredita-se em três hipóteses: surgiram na Espanha; foram criados por John Dudley, Duque de Northumberland, para o Rei Henrique VIII; ou apareceram em 1570, no livro de John Caius, que descreveu 22 raças, colocando-os como usados na falcoaria. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra spainel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerado raça especificamente inglesa.
Conhecido por ser um dos favoritos cães de estimação no mundo, é geralmente escolhido devido a sua aparência - de cabeça arredondada, orelhas grandes, moles e caídas e os olhos redondos, que personificam companheirismo - e pelagem, farta e existente em mais trinta combinações de cores.

Eles se tornaram também muito populares entre os caçadores ingleses da sua época devido ao seu olfato apurado e seu tamanho compacto que o tornava capaz de se mover mais livremente entre a vegetação fechada (sem sacudir os ramos o que espantava a caça) o que outros cães de caça de porte grande teriam dificuldade em fazer. Assim como o setter inglês,  sua especialidade é caçar aves, especialmente a galinhola, recebendo dessa ave o seu nome (woodcock em inglês). Mas, diferentemente, dos cães de aponte, que indicam ao caçador onde está a presa, o cocker deve localizar e espantar as aves, forçando-as a voar para que fiquem ao alcance da mira dos caçadores ou ao alcance dos seus falcões, e recolher a presa depois de abatida. A modalidade de caça com falcões havia se tornado popular na Inglaterra o que contribuiu para o avanço dos cockers. Sua atuação como caçador já recebia elogios desde a época do rei Henrique IV, ele próprio um admirador destes alegres caçadores.  

Quando começa a verdadeira história do Cocker Spaniel Inglês? Muitos especialistas acreditam que foi no final do século passado, quando os primeiros cinólogos decidiram distinguir os diferentes tipos de Spaniels. O termo “Cocker”, que sugere uma especialização na raça da galinhola (woodcock em inglês) não apareceu até a segunda metade do séc. XIX em Gales, Escócia e Devonshire. No entanto, já em 1800, Sydenham Edwards emprega no seu Cynograph a denominação “Cocking Spaniel”, em que a palavra cocking não faz referência à galinhola, mas serve provavelmente para designar a ação do cão que “surpreende a peça de caça”, como afirma Stanley Dangerfield na sua Encyclopede Internationale des Chiens.
E se em 1803 o Sportsmen Cabineo opõe o Cocking Spaniel ao springing spanier e alguns cinófilos começam a distinguir entre os Land Spaniels e os Water Spaniels, é sem dúvida alguma que a história do Cocker esteja intimamente ligada à todos os Spaniels. É só rever vários documentos antigos para comprovar o que foi dito anteriormente, pois, efetivamente, é difícil identificar precisamente este ou aquele tipo de cão. Por exemplo, um texto de 1677 descreve um pequeno spaniel como um cão de ar vivo, nariz erguido, cauda alegre, pesando entre 5 e 7 kg. Era um antepassado do Cocker, do King Charles ou seria das duas raças ao mesmo tempo?
Em 1650-1722 o Duque de Marlborough possui pequeni Spaniels de raça chamados Blenhelm, que alguns cinólogos (Hugh Dalziel em particular) sugeriram que estes cães foram utilizados para obter o futuro “Cocker Spaniel Inglês”.


País de Origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Cocker Spaniel Inglês.
Utilização: Levantador de caça.
Prova de trabalho: para o campeonato, independente.
Aparência Geral: alegre, robusto, própria para caça, bem balanceado e compacto, medindo, da cernelha ao chão, aproximadamente, o mesmo que o da cernelha à inserção da cauda.
Características: de natureza alegre, a cauda com movimento incessante e atividade típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro, sem medo de penetrar em esconderijos densos.
Temperamento: meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.
Pelagem: pêlo liso, de textura sedosa, não muito abundante, jamais duro, ondulado ou crespo. Bem franjado nos anteriores, corpo e cima dos jarretes.
Cores: várias. Nas cores sólidas, só é permitido a cor branca no peito.
Tamanho: altura aproximada para machos de 39 a 41cm e para fêmeas de 38 a 39 cm.
Peso: aproximado: de 13 a 15 quilos.